Segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa teve início nesta sexta-feira (1)

A campanha segue até o dia 30 deste mês


A segunda etapa anual de vacinação do gado contra a febre aftosa teve início hoje, sexta-feira (1). Devem ser vacinados bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses.

A vacinação é obrigatória e o produtor que não imunizar o seu rebanho estará sujeito a autuação de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 89,83 por animal. Nesta etapa deverão ser vacinados cerca de 10 milhões de bovinos e bubalinos em todo o estado.

O prazo para comprovar a vacinação do rebanho vai até o dia 10 de dezembro. O descumprimento dessa norma sujeita o produtor a autuação de cinco Ufemgs, o equivalente a R$ 17,96 por animal.

Este ano, o IMA solicita que o produtor entregue cópia do documento do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) no momento da declaração.

Em Araújos,  o posto de atendimento do IMA funciona no prédio da rodoviária e o telefene de contato é o 3288-1384.

A doença

A febre aftosa é causada por um vírus, altamente contagioso e que pode trazer grandes prejuízos econômicos para os produtores, pois afeta o comércio internacional.  A doença é transmitida pela saliva, aftas, leite, sêmen, urina e fezes dos animais doentes, e também pela água, ar, objetos e ambientes contaminados. Uma vez doente, o animal pode apresentar febre, aftas na boca, lesões nas tetas e entre as unhas.

O IMA alerta que, se forem verificados animais com estes sintomas, o produtor rural deve imediatamente comunicar a unidade do IMA mais próxima de sua região.

Mais informações no site do IMA: www.ima.mg.gov.br 




TAG's: Segunda, etapa, vacinação, contra, febre, aftosa, teve, início, nesta, sextafeira

Inicial | Voltar
Link permanente: