Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite começa no dia 6

Dia D será no sábado, dia 18


A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite já tem data para começar. De 6 a 24 de agosto, postos de saúde de todo o país farão uma força-tarefa para vacinar a população contra as duas doenças.

O "Dia D" acontece no dia 18 (sábado). A orientação é que: crianças devem ser levadas ao serviço de saúde mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Mais informações nas unidades de saúde

Poliomielite e sarampo

Conhecida popularmente como 'paralisa infantil', a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 90.

A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

Já o sarampo, segundo o Ministério da Saúde, é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. As mortes relacionadas com a doença ocorrem, muitas vezes, por causa de complicações no quadro.

Saiba mais

Crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias devem receber as vacina da campanha. Existem intervalos entre as doses; procure um profissional no seu PSF. 

Maiores de 5 anos até 29 anos - se houver 2 registros contra o sarampo no cartão, pode se considerar imunizado, caso contrário deve procurar uma unidade e atualizar o cartão. 

Já os de 30 a 49 anos, se houver 1 registro no cartão contra o sarampo Wwh, está imunizado. Se não tiver nenhum registro, deve procurar o PSF e se imunizar. 




TAG's: Campanha, Nacional, Vacinação, contra, sarampo, poliomielite, começa

Inicial | Voltar
Link permanente: