Unidade de PSF é inaugurada no Bairro Santo Antônio

Implantação irá gerar comodidade, melhor acesso e agilidade nos atendimentos


A Prefeitura de Araújos inaugurou, na manhã desta quinta-feira (1), uma nova unidade do Programa Saúde da Família, o PSF III, no Bairro Santo Antônio.

O novo espaço reúne nova equipe de acompanhamento familiar, especialidades médicas e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que passam a atender os moradores dos bairros Santo Antônio, Júlio Barata, Dom Cabral e zona rural. O objetivo é ampliar o número de atendimentos por dia e oferecer conforto aos usuários.

Em discurso, o secretário municipal de saúde, Marcos Evangelista Couto, ressaltou a importância dos trabalhos das equipes e da alegria de estar inaugurando a unidade. “O PSF III vem somar aos serviços e ações que estamos desenvolvendo na área da saúde. É importante lembrar que a última unidade inaugurada no município foi quando fui secretário, em 2008, na época, inauguramos o PSF II, há exatamente 10 anos”.  

O prefeito, Francisco Cléber Vieira de Aquino, o Bel, disse que a prefeitura tem trabalhado na reorganização da estrutura de saúde, para ampliar e melhorar os serviços oferecidos à população e que, em breve, o Pronto Atendimento será restaurado.

“Com a inauguração do PSF III, nós podemos dizer com muita tranquilidade e precisão que cem por cento da população de Araújos será atendida. Outra novidade é que conseguimos aprovar o projeto da reforma do Pronto Atendimento (PA) e, em breve, estaremos iniciando as obras de reestruturação e assim dar reabertura a aquele espaço”, enfatizou o chefe do Executivo.

Para a enfermeira, Flávia Augusta, a implantação da nova equipe irá trazer muitos benefícios. “A população só tem a ganhar, pois terá mais comodidade, melhor acesso, melhor atendimento e, assim, iremos desafogar outras unidades”.

Já o vereador, Itamar Santos (PSD), morador do bairro, comentou que a implantação da unidade é uma antiga reivindicação dos moradores. “Em 2010, a gente fez um requerimento para que se implantasse um PSF aqui no bairro, sendo que algumas pessoas têm dificuldade de locomoção. Hoje, oito anos depois, tive a alegria de estar aqui presente nesta inauguração. A gente vê que os esforços foram feitos e a unidade está aí, aberta à população”.

O PSF III está localizado na Avenida Divinópolis, 79, no bairro Santo Antônio, próximo à lagoa. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O horário do trabalhador será uma vez por semana, do meio-dia às 19h, em dia a ser definido.

A cerimônia de inauguração contou ainda com as presenças de profissionais da saúde, secretários, vereadores e de membros da sociedade.

Implantação do NASF   

Durante a cerimônia de inauguração, foi apresentada também a equipe do NASF que irá atuar em todas as unidades do município, de maneira integrada, apoiando os profissionais das equipes: Saúde da Família e da Atenção Básica para populações específicas.

“É um serviço de apoio trazendo especialistas para atender na atenção primária e aí a gente implanta os serviços com uma fisioterapeuta, uma psicóloga, uma nutricionista e mais uma enfermeira. Esse serviço vem para poder acolher a família e trabalhar os problemas de forma mais geral, onde os profissionais que estão na Atenção Primária são generalistas e os especialistas vêm para poder dar um apoio e atender melhor a população”, explicou a coordenadora da Atenção Primária, Rute Silva Raposo. 

 




TAG's: Unidade, inaugurada, Bairro, Santo, Antônio

Inicial | Voltar
Link permanente: